quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cidade que cuida...

Uma cidade cuidadosa significa ocupar ruas e esquinas com olhares mais atentos, com atitudes mais gentis respeitando os ritmos e os passos de pessoas diversas. Fazer de uma cidade, uma cidade cuidadosa, é o que os Conselhos Municipais do Idoso desejam. Ou seja, que cada um de nós, co-autores da cidade, nos coloquemos como guardiões do bem-estar de todos. Que, ao andarmos pelas ruas, olhemos com atenção e cuidado, principalmente aqueles que precisam de proteção e segurança, auxiliando travessias, abrindo espaço para passagens, alertando para os prováveis perigos que possam surgir.

Cuidar das reservas colossais de tempo que nossos/as idosos/as carregam é como cuidar do que seremos. Por isso, que as cidades se convertam em cidades cuidadosas! Mesmo com sua problemática aparentemente sem solução(passeios, trânsito, falta de policiamento), podemos, nós, cidadãos, reafirmar o nosso jeito mineiro de ser. Um jeito de fazer da cidade uma cidade para todos. Homens e mulheres, crianças e idosos que, imbuídos de uma ética do cuidado, façam, das cidades, um espaço em que a solidariedade seja a sua principal paisagem. Olhando uns pelos outros, pelas reservas colossais de tempo e por uma cidade cuidadosa!

"Na minha opinião, o que importa não é homenagear os mortos, levando-lhes regularmente flores às sepulturas, pois isso é formal e fácil. O que me parece de maior importância é tratá-los bem, com amor possível, enquanto vivos." (Érico Veríssimo)

Cabe lembrar que a qualidade de vida de uma cidade, muito além de índices estatísticos, deve se refletir no dia a dia das pessoas que percorrem suas calçadas, que andam por suas ruas e utilizam os serviços públicos. Os Conselhos Municipais buscam contribuir para que todos tenham prazer e se sintam amparados pela cidade que os abriga.Que cada um faça a sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo...